Dicendi

01/02/09

O MULTICULTURALISMO

A sociedade é composta por grupos culturalmente distintos. As culturas mais pequenas, as minoritárias, são discriminadas. Muitas vezes relacionadas com questões de “etnicidade” e de preferência sexual, de idades e até mesmo de deficiências físicas. Acho que já devemos saber reconhecer a multiculturalidade e sobretudo respeitá-la e aceitá-la. Estamos no século XXI. No entanto, penso que para aquelas culturas minoritárias deverá haver legislação que as proteja ou defenda. Penso que a Europa tem de avançar rapidamente na preparação e desenvolvimento dessa matéria. Recordo-me das vezes que me desloquei a Inglaterra, mais concretamente Londres, onde constatei que em face às diversas etnias ali existentes se nota um grande avanço na defesa e respeitabilidade desses valores.

Às vezes penso: como é que é possível não aceitarmos pessoas provenientes de outras culturas e ao mesmo tempo saudarmos ou aplaudirmos o nosso clube de coração, onde jogam elementos de várias culturas? Parece-me uma situação paradoxal, com a qual não me sintonizo muito bem.

No aspecto das políticas multiculturais, os estados unidos foram, sem dúvida alguma, dos primeiros países a lutarem contra a discriminação racial e étnica, nomeadamente os afro-americanos, por direitos cívicos, políticos e intelectuais. Não consigo entender, como é que vivendo nós numa, cada vez mais, sociedade pluralista, um cidadão com uma cor ou religião diferentes não possa ter os mesmos direitos e deveres. Somos livres de escolher a nossa identidade e não devem ser as diferenças culturais a colocar em causa os nossos direitos e deveres como cidadãos.

Para aqueles países, pessoas ou grupos que não conseguem aceitar estas diferenças e se recusam a incluí-las na sua nacionalidade, essas diferenças são colocadas em guetos, com o mínimo de expressão e, pior do que isso, são consideradas um risco para a sociedade e identidades nacionais.

Penso que o multiculturalismo é fundamental para a união europeia. Julgo ser importante haver uma Europa unificada em termos culturais, onde possa existir uma cultura única, constituída por um grupo de países ou nações, em que os direitos tenham o seu lugar marcado na sociedade. Todos ganhamos com isso, porque há uma interacção cultural, de podermos trazer para a nossa cultura a cultura dos outros. Temos de saber conviver com as diferenças, com as outras culturas e não nos acharmos numa sociedade pluricultural quando sabemos que existem guetos, indiferenças intelectuais e socio-económicas.

Infelizmente as diferenças não passam só pela etnia linguística, raça ou cor. Existem as diferenças de classes, de rendimento económico, de orientação sexual e religiosa. Para aqueles que consideram essas diferenças, devem deixar de parte esses obstáculos e promover essas mesmas diferenças, para terem lugar e valor na nossa sociedade. Para mim a diferença é aquela em que as diferenças forem iguais.

Para mim, a multiculturalidade significa a convivência num mesmo espaço de diferentes culturas, onde essas culturas têm como fim uma cultura comum e, para isso, é preciso avançarmos no espaço e no tempo para a construção de uma cidadania multicultural.
posted by Henrique at 14:00

<< Home