Dicendi

01/01/09

ALIENO NOMINE

Numa aldeia, um vendedor de cachorros-quentes percorre as pedras da calçada, gritando bem alto a fama do seu produto. Mais à frente, quatro cães jogavam às cartas. Ao ouvirem o pregão do pequeno homem submetem-lhe uma perseguição desenfreada. O vendedor ao se aperceber das intenções dos caninos, desata a correr desalmadamente pela rua abaixo. Subiu para cima de uma árvore. Para seu azar em cima da árvore havia mais cães. O corpo nunca foi encontrado.

*

Sim, fui eu. Fui eu, sim senhor. Admito... pronto. Estava eu escondido atrás de um vidrão quando premi o gatilho. Infelizmente o projéctil fez ricochete num pombo e foi alojar-se numa “Francesinha”, na tasca do Sr. João. Apanharam-me e levaram-me para a esquadra, onde permaneci duas noites. Tentaram sacar-me a todo o custo, informações sobre quem era o meu chefe, quais as minhas intenções e ordens. Mantive-me sempre calado, olhando nos olhos daqueles que me torturavam. Um tinha óculos espelhados, não gostei de me ver. Depois de tanta hora infrutífera lá me libertaram, sem resultados. Prejuízos? Apenas a reparação na asa direita do pombo ferido e... obviamente, a "Francesinha". Mas serviu-me de emenda. Até hoje nunca mais tive um sonho igual.

*

No outro dia entrei num autocarro e apeteceu-me fazer a seguinte pergunta ao motorista:
- Que tamanho devem ter as pernas de um homem?
Ele respondeu:
- O tamanho suficiente para chegarem aos pedais. Percebi logo a razão de não conseguir andar de bicicleta. Cheguei a casa um pouco nervoso, com aquela resposta; o tamanho suficiente para chegarem aos pedais...!? Jantei e deitei-me de seguida, impaciente, perturbado. Levantei-me com a mesma rapidez com que me tinha deitado e disse para a minha mulher:
- Vou beber um whisky.
- Não vais nada, disse ela com uma voz autoritária.
- Ok, pronto. Vou beber um copo de leite morno.
- Mas estás parvo ou quê? Deixa lá o leite, bebe antes um Gin.
Assim foi. Bebi um penalty de vinho branco. Acho que a marca é vulgar. Dizia "Vinho de Mesa". Não aguentei mais e desabafei com ela.
- Diz-me lá... Que tamanho devem ter as pernas de um homem?
- Que pergunta mais ridícula! Devem pelo menos chegar ao tronco. Não achas?!
- Estás enganada. Devem ter o tamanho suficiente para chegarem aos pedais.
- Aos pedais? Mas estás maluco?
- Aos pedais. Foi o que me disse o motorista.
Bem, isto passou-se há 15 dias e ainda hoje penso nessa resposta. O que quis ele dizer com aquilo? Aconselhei-me com um médico psicanalista, que me disse que o tamanho das pernas de um homem é variável, assim como os pedais. Ainda fiquei mais baralhado. Regressei ao álcool, desta vez para experimentar provei o tinto, mas a marca era a mesma, "Vinho de Mesa". Desisti de tentar andar de bicicleta. Passado estes dias todos cheguei à conclusão que podia andar de patins, pelo menos esses estão sempre de acordo com o tamanho das pernas de um homem. Afinal, quem espera sempre alcança.
posted by Henrique at 13:58

<< Home